PROJETO DE VIDA (Novo Ensino Médio)

O Colégio Farias Guarulhos, em parceria com a plataforma SAS, inserirá na matriz curricular do Ensino Médio, a partir de 2022, o ”Projeto de Vida”, que possibilitará aos jovens compreenderem e superarem os desafios e as rápidas e intensas transformações que a vida contemporânea lhes impõe. É de vital e efetiva importância a participação da família na construção do referido projeto, que tem como objetivo minimizar as incertezas, inseguranças e aprender a lidar com a complexidade da grande diversidade, que demanda criatividade, inovação e agilidade. O Projeto de Vida consistirá em uma disciplina do projeto pedagógico do Ensino Médio. Para que não criemos um cenário que possa impactar, iniciaremos um projeto piloto ainda em 2021, com data a ser, em breve, divulgada. O Ensino Médio é a etapa da vida estudantil que marca o fim de um importante ciclo, exigindo tomadas de decisão dos alunos sobre seus próximos passos e projetos de vida. Por isso, é fundamental entender o papel do Projeto de Vida nas escolas, assim como seus benefícios ao aluno.

O NOVO ENSINO MÉDIO

O Novo Ensino Médio a ser implementado nas escolas, bem como o novo papel da instituição na construção do Projeto de Vida do Aluno, incluem os Novos Itinerários Formativos da plataforma. Novas possibilidades e oportunidades que escolas e alunos terão com a chegada das novas metodologias, com a importância de o aluno ter autonomia para fazer as suas escolhas, baseado nas suas habilidades e competências, de modo que ele possa se aprofundar naquilo que mais gosta. Os Itinerários Formativos estarão entre as disciplinas prediletas dos alunos. Faz parte do Projeto de Vida ter uma escola que dialogue com os alunos e dê a eles abertura e liberdade de escolha é fundamental para criarmos um futuro de pessoas capazes de pensar. Resiliência e perseverança são os pontos que precisam ser desenvolvidos nos jovens. Serão abordadas questões como a importância da educação financeira, temas ambientais e atuais, como as mídias digitais.

No Projeto de Vida o papel fundamental da escola é oferecer aos jovens a oportunidade de terem escolhas mais conscientes e assim estarem mais preparados para dos desafios ao longo da vida.
O Novo Ensino Médio transformará a forma de ensino, bem como as novas disciplinas que complementarão o ensino de matemática, além das outras áreas. A matemática precisa ser tratada também com um problema social, e não apenas números e fórmulas. “Precisamos desenvolver nos alunos a inquietude, pois só assim saberão ser questionadores e não apenas seguidores de determinada fórmula”, “O jovem precisa ter uma visão mais humana da vida e isso se aplica à matemática, pois só assim ele saberá gerir o seu dinheiro. Educação financeira é essencial no estudo contemporâneo, isso fará do jovem ser protagonista da própria vida”,Bruno Batista, Gerente Executivo de Consultoria Pedagógica, que mediou todo o evento, finalizou o debate entre os.

Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, tem como objetivos:

• I – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

• II – A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

• III – O apromiramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do processamento crítico;

• IV – A compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com prática, no ensino de cada disciplina.