O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.

Objetivo geral: Estimular o desenvolvimento das áreas sócioafetiva, linguagem oral, plástica e musical, comunicação, Exploração corporal, cognitiva, psicomotora, orientações para identidade e autonomia.

Objetivos específicos:
• Estimular a exploração de diferentes espaços por meio de diversos movimentos;
• Propiciar que se familiarizem com a própria imagem corporal;
• Estimular a comunicação com diferentes parceiros; ensine a apropriação de regras de convívio social e de hábitos de autocuidado;
• Dialogue para ajudar as crianças a solucionar dúvidas e conflitos e para que reconheçam e respeitem as características físicas e culturais dos colegas.

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atitudes mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.

BERÇÁRIO E MINIGRUPO
e jogos interativos com adultos e crianças; faça com que os pequenos se familiarizem com a própria imagem corporal; estimule a comunicação com diferentes parceiros; ensine a apropriação de regras de convívio social e de hábitos de autocuidado; dialogue para ajudar as crianças a solucionar dúvidas e conflitos e para que reconheçam e respeitem as características físicas e culturais dos colegas.

EXPLORAÇÃO E LINGUAGEM PRÁTICA
BERÇÁRIO Propicie o acesso a diferentes manifestações do campo visual – desenho, pintura, fotografia e estimule o reconhecimento e a exploração das primeiras marcas gráficas.

LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL
BERÇÁRIO Propicia o acesso a diferentes manifestações do campo visual – desenho, pintura, fotografia e estimule o reconhecimento e a exploração das primeiras marcas gráficas.


Objetivos Gerais de Aprendizagem e desenvolvimento:
• Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
• Favorecer o desenvolvimento das variadas formas de expressão e comunicação, permitindo que as crianças se expressem com liberdade.
• Permitir às crianças experimentar as diversas propriedades dos materiais, explorar o mundo, segundo seus próprios desejos e possibilidades.
• Brincar cotidianamente de diversas formas, ampliando e diversificando suas pesquisas, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
• Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
• Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
• Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
. Realizar atividades de psicomotricidade que favoreçam a marcha livre.
• Iniciar a formação de hábito de refeição à mesa.
• Incentivar o jogo simbólico, e promover atividades de artes plásticas.
• Compreensão de comandos simples, jogos compartilhados, estímulo à expressão oral através de contação de histórias e músicas.
• Estimulação da motricidade fina: uso de massa de modelar, rasgar, amassar, jogos de encaixe, manuseio de livros.
• Estas atividades facilitam a futura adaptação ao Grupo 1, ao incentivar, gradativamente, a ação e a autonomia da criança.