O SAS é uma plataforma de educação que oferece soluções completas desde o material didático até o auxílio de consultores pedagógicos especializados e focados na necessidade de cada realidade escolar.

SAS – Práticas pedagógicas / Avaliações.

1. Desconstruir a ideia da avaliação como atividade-fim. Estimular os alunos, por meio de debates, discussões e projetos, a fazerem pequenas entregas semanais para ter diagnósticos constantes de seu desenvolvimento.

2. Priorizar o desenvolvimento de habilidades. Promover avaliações que prezem pelo desenvolvimento de competências e habilidades. Utilizar ferramentas que contribuem para o seu aprendizado, por meio da construção de conhecimentos práticos.

3. Substituir as provas tradicionais por avaliações com base em projetos e problemas Muito explorados nas metodologias ativas, os modelos de aprendizagem baseados em projetos e problemas permitem que professores e alunos possam movimentar conhecimentos teóricos na busca pela solução de problemas reais.

4. Utilizar atividades gamificadas. Esse modelo avaliativo preza pelo desenvolvimento progressivo de habilidades essenciais e estimula o aluno a buscar o conhecimento necessário para atingi-las sem se sentir pressionado pela aprovação.

5. Buscar ferramentas que possam trazer diagnósticos ao professor. Considerando todo o contexto digital, que nos permite ter contato com diversos recursos avaliativos e de interação com os alunos, priorizar o uso de ferramentas robustas que tragam diagnósticos mais assertivos.

6. Avaliação diagnóstica É fundamental considerar a aplicação de avaliação diagnóstica logo no retorno às aulas, como uma ferramenta crucial para identificação de gaps e tomada de decisão.

7. Promover a aprendizagem colaborativa Mais do que avaliar, aprender se torna prazeroso quando é uma atividade compartilhada. Quando alunos têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, eles se tornam mais protagonistas e confiantes para interagir com seus pares. Além do desenvolvimento cognitivo, a aprendizagem colaborativa promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais para a jornada escolar e formação cidadã dos alunos.